4 de outubro de 2014

RMS X RMS VERDADEIRO

True RMS é necessário.


No artigo anterior, falamos da potência de distorção harmônica, ou seja, a potência que é gerada pelas harmônicas – consumida - mas não realiza trabalho.
Neste artigo, falaremos sobre um assunto importante, a diferença entre a medida RMS e a TRUE-RMS ou RMS Verdadeiro. Primeiramente, vamos definir o que é RMS, que vem do inglês – Root Mean Square ou valor quadrado médio, que em algumas condições significa o valor eficaz.  Veja definição abaixo:
Em Matemática, o valor quadrático médio ou RMS ou valor eficaz é uma medida estatística da magnitude de uma quantidade variável. Pode-se calcular para uma série de valores discretos ou para uma função variável contínua. O nome deriva do fato de que é a raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos valores. É um caso especial da potência média com o expoente p = 2.
Fonte: Wikipédia consultado em 15/04/2014 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_eficaz
Como podemos ver, o valor RMS é obtido para uma função variável contínua como, por exemplo, uma senoide. Entretanto, quando alteramos a forma de onda de senoidal para uma função variável não contínua, o cálculo deve mudar.
Na presença de harmônica, como já vimos, a forma de onda é alterada e, portanto, o valor original RMS deixa de ser verdadeiro, pois foi baseado na senoide. É aí que entra o RMS verdadeiro, que vai avaliar a forma de onda do momento e então criar a função para calcular o valor.
Instrumentos de medição convencionais, ou somente RMS, usam o fator de correção de 1.11 para os valores senoidais retificados em onda completa, como mostra o desenho abaixo:

Instrumento RMS medindo corretamente – sinal senoidal
Na presença de harmônicas, a senoide deixa de existir e, portanto, o valor passa a ser errado, como indicado abaixo:

Instrumento RMS medindo de forma errada – Sinal não senoidal
A solução é usar equipamentos com a característica RMS Verdadeiro, que usa um sistema comparador para identificar o valor real e então apresentá-lo.
Veja abaixo a representação gráfica do que falamos:

 Instrumento RMS Verdadeiro
Com as representações acima, conseguimos ver que um equipamento RMS, pode apresentar medidas erradas em situações em que o sinal é distorcido. Uma destas situações é com relação à distorção harmônica. Portanto, na presença de harmônicas é necessário usar equipamentos RMS Verdadeiro, ou TRUE RMS como é conhecido no mercado.
No próximo artigo vamos falar dos procedimentos de distribuição PRODIST com relação às harmônicas. Então até lá.

Nenhum comentário: