27 de março de 2014

VARIAÇÃO DE TENSÃO - DEFINIÇÃO

Um dos principais problemas nos dias de hoje.

No artigo anterior foram apresentados alguns dos problemas que afetam a qualidade da energia elétrica para que você os conheça. A partir deste artigo começaremos a definir teoricamente cada um destes distúrbios e para começar vamos falar de um dos principais problemas encontrados no dia a dia. Trata-se da Variação de Tensão.
A variação de tensão é a alteração dos valores da amplitude da tensão em relação a um valor médio definido como parâmetro, ou seja, se uma tensão eficaz é 220 volts, a variação de tensão se dá quando este valor é alterado para mais ou para menos, como, por exemplo, 225 volts. Esta variação é normalmente expressa em p.u., e naturalmente se transforma em uma porcentagem do valor de referência.
Outro parâmetro que define o tipo de variação de tensão é o tempo que ele persiste, sendo classificado por momentâneo quando esta duração é menor que três segundos; ou temporário, quando acontece entre 3 segundos e 3 minutos, e pode ser classificado também como variação de tensão de longa duração, quando o tempo ultrapassa 3 minutos.
Outra classificação deste distúrbio da energia elétrica é com relação ao seu valor. Como citei anteriormente, a variação é sempre expressa em p.u., e pode ser classificada em elevação de tensão quando este calor ultrapassa 1,1 p.u., portanto qualquer valor que ultrapassar 10% do valor nominal de referência será considerado elevação de tensão. Se o valor for reduzido entre 0,9 e 0,1 p.u., este fenômeno será conhecido como afundamento de tensão e se o valor reduzir para menos de 0,1 p.u., o fenômeno muda de nome e passa se chamar interrupção.
A variação e tensão também são conhecidas com outros nomes como, por exemplo, SAG ou DIP, para afundamentos de tensão e SWELL ou SURGE, para elevação de tensão.  Também há o termo VTCD para Variação de Tensão de Curta Duração.
A tabela abaixo apresenta um resumo com alguns destes termos.
No próximo artigo, vamos falar da definição das harmônicas. Então até lá!

Nenhum comentário: