27 de março de 2014

OS PROBLEMAS DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA

Será que temos problemas com a energia?

No artigo anterior, fizemos uma abordagem sobre a importância da qualidade da energia e sua percepção por cada segmento. Neste artigo quero apresentar-lhes os diversos termos que são relacionados com a qualidade da energia elétrica.
Começamos por dividir em duas categorias. Os problemas que variam a forma de onda, alterando frequência e amplitude, e os problemas que alteram a forma de onda modificando a senoide original.
Começamos pelos problemas, que aqui chamarei de distúrbios da energia elétrica, que variam a forma de onda.

VARIAÇÃO DA FORMA DE ONDA:

Variação de tensão: que pode ser elevação ou redução da amplitude, e são conhecidos por SAG, SWEL, SURGE, entre outras denominações. Alteram a amplitude da forma de onda.
Variação de frequência: Alteram a frequência da forma de onda e podem causar problema para funcionamento de equipamentos

ALTERAÇÃO DA FORMA DE ONDA:

Harmônicas e Inter harmônicas: Modificam a forma de onda original em 60Hz com a composição de outras senoides com outras frequências, distorcendo a senoide.
Surtos e transitórios: Também fazem parte do grupo de alteração da forma de onda, pois alteram em um curto espaço de tempo o valor máximo da senoide, criando um pico com valor muitas vezes maior que a senoide.
Notchings e Ruidos: Pequenas interferências que distorcem a forma de onda senoidal e afetam funcionamento de equipamentos.
Desequilíbrio de tensão: Acontece em circuitos com 3 fases onde uma delas acaba, por algum motivo tendo valores menores causando problemas para o bom funcionamento.

Estes são alguns dos distúrbios que afetam o funcionamento de equipamentos e que devem ser levando em conta para que estes funcionem corretamente e possam render o esperado.

No próximo artigo, vamos começar a definir cada um destes distúrbios, informando sobre as causas e os efeitos mais conhecidos de cada um. Então até o próximo artigo!

Nenhum comentário: