3 de novembro de 2014

NOTCHING

No artigo anterior, tratamos dos cálculos para os desequilíbrios de tensão em diversas normas. Neste artigo, vamos falar de um distúrbio que não é muito falado, mas que pode afetar a instalação elétrica e o funcionamento de equipamentos, principalmente se eles usam como princípio as passagens por zero, ou como conhecido “cortes de tensão” ou ainda “zero crossing”.
De acordo com a norma IEEE 1159-2009, o corte de tensão (notching) é um fenômeno de qualidade da energia elétrica caracterizado por ser uma distorção da forma de onda (podendo a tensão, neste corte, oscilar), com polaridade oposta à da mesma e duração inferior a meio ciclo. Estes cortes aparecem sempre de forma periódica. O fenômeno pode ser visto na imagem abaixo:


Sua caracterização pode ser pela sua amplitude relativa ou altura relativa (Notch depth) que é a razão entre o valor médio da profundidade e a magnitude da onda de tensão no momento do corte. Outra forma de caracterizar é pela área (notch area).
Os notchings, normalmente aparecem em instalações onde há conversores com alta distorção harmônica, e com fontes de baixa potência de curto circuito. Esta relação é o ambiente ideal para o surgimento destes cortes de tensão.
Os notchings são gerados a partir da comutação de pontes retificadoras entre os ciclos e pode ser interpretada como curtos-circuitos instantâneos entre as fases, por este motivo a importância da potência de curto-circuito da fonte. Por ocorrerem nas comutações e estas comutações ocorrerem periodicamente, como é o caso de um conversor de 6 pulsos, que ocorrem a cada 60 graus, os notchings são considerados fenômenos periódicos.
Para se identificar os cortes de tensão, é necessário que o instrumento tenha leitura de, no mínimo, 512 amostras por ciclo.
Como conceito, este distúrbio pode causar problemas de funcionamento de circuitos e deve ser considerado nas análises. Como já dissemos anteriormente, mas vale ressaltar, os distúrbios devem ser sempre estudados de forma correlata e neste caso não é diferente em relação às harmônicas, por exemplo.

No próximo artigo, vamos dar um tempo na conceituação dos distúrbios da energia elétrica e vamos falar da importância de todos com a qualidade da energia elétrica. Então até lá!

Nenhum comentário: